Cárie dentária

A cárie é uma DOENÇA que necessita ser tratada precocemente como qualquer outra. Quanto mais cedo ela for diagnosticada mais fácil de tratar e menores serão os danos por ela causados. A cárie pode ser diagnosticada muito antes da cavitação (buraco) dentária estar visível.

Os microorganismos da cárie (streptococos mutans) utilizam o açúcar (sacarose) da dieta, que ficam depositada na placa dentária, para produzir um ácido que causa a desmineralização (perda de minerais) dos dentes. Esse ácido faz com que os dentes fiquem porosos e sejam corroídos, aparecendo com o tempo as lesões iniciais da cárie que são vistas como manchas brancas. Se não tratadas essas progridem, perdem mais minerais e então ocorre a cavitação. Depois de cavitada se faz necessária a restauração do dente.

A resolução da DOENÇA cárie é muito mais complicada do que simplesmente fazer a restauração do dente cavitado (com buraco). Essa restauração não resolve a DOENÇA cárie. O tratamento da DOENÇA consiste em alterações de dieta e higiene do paciente e não será extinta através da realização de uma restauração, caso contrário qualquer procedimento restaurador está fadado à falha.


Veja mais