Cirurgia

A cirurgia na odontologia  trata das alterações de tecidos moles ou duros com objetivo de reparar danos causados por lesões, facilitar higiene e fala em pacientes com alterações, remover dentes por diversas causas e para diagnósticos em geral.

A cirurgia mais conhecida por todos é a remoção dos dentes do SISO. Mesmo que já esteja esclarecido que esses não são os vilões que todos imaginavam ser, a remoção é muito comum para ortodontia ou nos casos de infecção local  e dor local. Esses dentes muito facilmente são responsáveis por dores até mesmo na região articular  e por dificuldade de abertura de boca.

As cirurgias de tecidos moles são também comuns e entre elas as biópsias  e as frenectomias lideram o número de procedimentos.  As frenectomias são realizadas para pacientes com “lingua presa” ou “lábio preso” e com alterações oriundas da presença dessa alteração: dificuldade de fala, dificuldade de selamento labial e dificuldade de hogiene dental além do afastamento dos dentes da região de inserção do freio.

Podemos citar ainda as cirurgias maiores de fraturas e de remoção de lesões maiores. Algumas vezes essas lesões necessitam ser tratadas com sedação do paciente ou com internação em hospital.

 


Veja mais