O clareamento dental é um dos tratamentos mais solicitados aos profissionais da odontologia. Proporcionar dentes mais claros de maneira fácil e rápida é o objetivo do profissional.
O clareamento não é recomendado em pacientes com cáries extensas, cálculo, placa ou gengiva sangrando. Outra avaliação necessária é se as manchas serão resolvidas com o clareamento. Nem todas as manchas se solucionam com esse tratamento.
A pesar de não ser comprovado clinicamente algum problema, o clareamento é contra-indicado em gestantes.
Os pacientes que apresentarem próteses ou restaurações extensas em áreas estéticas precisam saber da necessidade de troca pós clareamento, já que os dentes irão clarear e os materiais restauradores não.
Para um efeito mais duradouro do clareamento devem ser evitados alimentos com muito corante como café, chimarrão, vinho tinto, fumo, molhos vermelhos entre outros, fazer consultas regulares e manter a higiene oral.
O clareamento pode ser feito através da técnica caseira, técnica em consultório (laser) ou através da associação das técnicas. Todas elas sendo efetivas desde que bem indicadas e realizadas, o que muda é o procedimento e o tempo para obtenção do resultado.