Responsável pela boa oclusão ( mordida) e pela harmonia entre dentes e ossos a Ortodontia antigamente era realizada apenas em jovens com toda troca de dentes já terminada. Depois disso veio uma fase em que qualquer criança recebia um aparelho de ortodontia interceptadora devido a ansiedade de todos inclusive dos profissionais e familiares. Hoje o uso de aparelhos móveis ou fixos, corretivos ou interceptadores é realizado em todo paciente com real necessidade, não importando a idade.
Em geral a melhor idade para a primeira avaliação é entre 8 e 10 anos, e serve para determinar a necessidade de algum procedimento preventivo. Se a criança estiver em processo normal de troca de dentes a próxima avaliação será na dentição mista quando ainda não vieram todos os dentes permanentes. A razão de tratarmos o paciente antes de terminar a troca de dentes é por essa época ainda ocorrer quando podemos tratar alterações ósseas ainda sem cirurgia.
Em relação aos objetivos do uso do aparelho podemos citar a estética, a boa harmonia e ntre as arcadas e por conta disso a boa mastigação e ainda a dos articulara e as dores de cabeça. Nesse último item é vital salientar a necessidade de criteriosa avaliação para determinar se a oclusão e posição dos dentes podem estar interferindo na dor de cabeça.
Aparelhos estéticos, autoligados, convencionais , tempo de tratamento, necessidade de extrações e outras discussões devem ser feitas no consultório com a presença do paciente e dos familiares quando o paciente for menos de idade.